Com que cor eu vou ?

31
Julho
2015

.

Escolher as cores que vai usar nas paredes da casa pode parecer fácil, mas exige certos cuidados, como tudo. Não é como escolher a cor de roupa que combina com você. Nas paredes pode ser tudo diferente.

Assim como em todos os itens de acabamentos, temos um mundo de opções de marcas, cores e tonalidades e, pode crer, se você faz parte daquele grupo que só identifica as sete cores do arco-íris, vai ficar boquiaberto com os mais variados nomes e tons que existem por aí. Até mesmo os que amam essa variada gama de cores se espantam quando deparam com nomes como “Festa no Jardim” “Precioso Momento” ou “Voo espirituoso”.

Mas, vocabulário à parte, é sobre a cor e sua variada série de tonalidades que você vai usar em suas paredes, que estamos falando. Volto a dizer, em uma parede a cor que você mais gosta de usar em suas roupas, pode ser que não fique tão bem.

Para esclarecer melhor é sempre bom lembrar que não existe cor sem luz. Aquele pequeno pedaço de papel pintado com a cor escolhida é muito diferente da sua parede inteira. A cor da sala daquela sua amiga onde o verde escolhido por ela ficou claro e iluminado, pode não ter o mesmo efeito na sua casa. A luminosidade pode ser outra e aí a cor fica diferente.

Existem algumas regrinhas básicas como cores claras para ambientes pequenos, mas até isso varia e é questionável, já que cores escuras trazem profundidade aos ambientes. Portanto, pode viajar nos leques de cores, se encantar com os mais variados nomes que verá, mas antes de comprar a quantidade exata para pintar todas as suas paredes, faça sempre um teste. Compre latinhas de amostras e pinte pedaços da parede em vários locais onde você quer que seja daquela cor. Veja em um dia ensolarado, mais a tarde e a noite. Com toda a variação de luz possível e se for isso mesmo que você quer, então compre tudo. Se não for, faça outros testes, até chegar à cor desejada. Acredite, é melhor fazer esses pequenos testes do que ficar por alguns anos olhando algo de que não tenha gostado.

Author Avatar

Sobre o Autor

Lílian Rocha é arquiteta-urbanista e designer de interiores, sócia da AL3 Arquitetura.

  • Sobre

    DescompliCASA
    Utilizando um novo conceito para gestão de obras, o portal DescompliCASA oferece uma plataforma única que permite ao administrador da obra ou ao próprio proprietário controlar de forma eficiente o orçamento além de disponibilizar uma visão transparente e em tempo real da evolução das etapas com mensagens, fotos, controle dos gastos, documentos da obra, contatos, além de uma ferramenta de projeção de custos que permite identificar os indicadores de performance financeiro e estimar os custos finais de cada etapa.
    Além disso, o portal ainda possui uma ferramenta de busca de profissionais e empresas especializadas em todo o Brasil de modo a facilitar e agilizar contatos e processos de cotações e uma revista online com matérias exclusivas com diversos assuntos de arquitetura, decoração e construção.