Hidrocerâmica : Promessa para não depender do ar-condicionado ?

29
Outubro
2015

.

Pensando em projetos sustentáveis com a redução da utilização de aparelhos de ar-condicionado e da emissão de CO2, estudantes do IAAC (Institute of Advanced Architecture of Catalunya, na Espanha, criaram um protótipo de uma parede que visa resfriar o ambiente sem a necessidade de aparelhos elétricos.

O material, chamado de hidrocerâmica é composto de bolhas de hidrogel capazes de reter até 400 vezes o seu volume em água. As esferas, absorvem a umidade do ar e, por serem compostas de 98% de água, em dias quentes, evaporam, resfriando o que estiver ao seu redor. A cerâmica por sua vez absorve a água liberada pelo hidrogel passando a redução de temperatura ao ambiente.

O video abaixo demonstra o conceito e a produção do protótipo no qual podemos verificar um teste onde houve uma redução de 5 graus em 15 minutos de monitoramento.




O conceito ainda está em fase de testes e não tem previsão divulgada para uso comercial, porém os resultados do estudo demonstram uma boa perspectiva para a aplicação da tecnologia.

Author Avatar

Sobre o Autor

Zigomar Abel Junior é formado em Ciência da Computação pela UNESP - Universidade Estadual Paulista, certificado em gestão de projetos (PMP) pelo PMI - Project Management Institute, sócio da EZSolitions e fundador do DescompliCASA.

  • Sobre

    DescompliCASA
    Utilizando um novo conceito para gestão de obras, o portal DescompliCASA oferece uma plataforma única que permite ao administrador da obra ou ao próprio proprietário controlar de forma eficiente o orçamento além de disponibilizar uma visão transparente e em tempo real da evolução das etapas com mensagens, fotos, controle dos gastos, documentos da obra, contatos, além de uma ferramenta de projeção de custos que permite identificar os indicadores de performance financeiro e estimar os custos finais de cada etapa.
    Além disso, o portal ainda possui uma ferramenta de busca de profissionais e empresas especializadas em todo o Brasil de modo a facilitar e agilizar contatos e processos de cotações e uma revista online com matérias exclusivas com diversos assuntos de arquitetura, decoração e construção.