Conforto térmico é possível

03
Agosto
2015

.

Nosso clima quente, a sustentabilidade e a alta taxa de energia elétrica são motivos mais que suficientes para pensarmos em projetos onde o conforto térmico aconteça.

Mas, é possível ter uma casa mais fresca durante o verão? Claro que sim!

O ideal é que esse estudo seja feito desde o planejamento da obra. O posicionamento da casa no terreno, suas aberturas, tipo de cobertura, paredes mais espessas, materiais isolantes, cores das tintas, tudo isso e muito mais pode fazer uma diferença incrível na temperatura interna de uma casa.

O posicionamento das janelas e aberturas é essencial. A “ventilação cruzada” com o estudo adequado dos ventos de sua região farão a temperatura se manter mais baixa nos dias mais quentes.

Além disso, a vegetação também deve ser usada para melhorar o microclima da casa. Locais arborizados e cheios de vegetação deixam o ambiente mais puro e fresco. Os telhados cobertos por vegetação isolam a laje do calor e refrescam. Por esse motivo vemos tantos telhados verdes pelo mundo afora.

Outro meio de refrescar é usar água, como criar espelhos d’água no paisagismo, integrado às plantas certas. A temperatura chega a diminuir até três graus nas proximidades.

É claro que com nosso calor intenso muitas vezes ainda precisaremos de ventiladores ou ar-condicionado, mas com esses cuidados o uso de aparelhos elétricos será cada vez menor.
















Author Avatar

Sobre o Autor

Lílian Rocha é arquiteta-urbanista e designer de interiores, sócia da AL3 Arquitetura.

  • Sobre

    DescompliCASA
    Utilizando um novo conceito para gestão de obras, o portal DescompliCASA oferece uma plataforma única que permite ao administrador da obra ou ao próprio proprietário controlar de forma eficiente o orçamento além de disponibilizar uma visão transparente e em tempo real da evolução das etapas com mensagens, fotos, controle dos gastos, documentos da obra, contatos, além de uma ferramenta de projeção de custos que permite identificar os indicadores de performance financeiro e estimar os custos finais de cada etapa.
    Além disso, o portal ainda possui uma ferramenta de busca de profissionais e empresas especializadas em todo o Brasil de modo a facilitar e agilizar contatos e processos de cotações e uma revista online com matérias exclusivas com diversos assuntos de arquitetura, decoração e construção.