"Descomplique" sua construção, reforma ou projeto de decoração

31
Julho
2015

.

Alguns anos atrás iniciei um projeto pessoal que é o sonho de milhares de pessoas, a construção de minha primeira casa e só então pude entender como um sonho pode facilmente se tornar um pesadelo.

Antes de iniciar o projeto pesquisei o preço médio do metro quadrado de minha região, conversei com amigos e conhecidos que tinham construído recentemente e fiz um planejamento baseado em estimativas que me foram passadas por um engenheiro. Contratei um administrador para fazer a gestão da obra pois não tinha tempo e viajava constantemente a trabalho e apesar de começar bem meu planejamento cometi alguns dos principais erros na gestão financeira da construção civil, subestimei os problemas que podem acontecer no decorrer da obra e não monitorei de uma forma correta o consumo do orçamento e a variação das estimativas comparado com o que já foi realmente realizado e gasto em cada fase. Com isso, chegando na fase final de minha obra eu tinha estimativas furadas e uma ideia de gastos que me fizeram contratar algumas coisas que poderiam ficar para uma segunda fase e com isso me endividar ainda mais no final da obra que é o período mais crítico para qualquer proprietário.

Aprendi a conviver com um conceito de decoração "clean" (afinal não tinha dinheiro para comprar nenhum móvel) e apesar de todas as dificuldades segui meu instinto otimista e tirei lições que me inspiraram a desenvolver um projeto pessoal que deu origem ao DescompliCASA. Neste artigo tentarei citar algumas destas dificuldades encontradas e como o DescompliCASA poderá ajudar proprietários, administradores de obras, empresas e profissionais especializados a criar um ambiente colaborativo e que torne a experiência de construir, reformar ou decorar muito mais simples (ou pelo menos mais controlada).

1. Custos: Baseado no projeto da casa recebi uma estimativa macro por fase a qual definiu o orçamento de minha obra. Todo mês recebia e-mails com contas para efetuar os pagamentos e registrava as mesmas em uma planilha excel. Isso me dava certo controle de quanto estava sendo gasto, mas não tinha como saber com certeza de qual fase do meu orçamento eu deveria abater o valor e consequentemente quanto ainda poderia gastar para me manter na estimativa original daquela fase.
Com o portal DescompliCASA você pode cadastrar sua obra, estimativas por fase, montar um cronograma de gastos por mês e à medida que os gastos forem registrados estarão ligados ao seu orçamento inicial. Com estas informações o DescompliCASA determinará um fator de performance para cada fase demonstrando se sua obra está gastando mais ou menos do que o previsto e uma projeção de qual será o custo final da obra se os gastos continuarem no mesmo ritmo. O proprietário e administrador da obra poderão ter um controle mais preciso de custos e ter as informações necessárias para analisar se será necessário priorizar algo e se planejar para finalizar seu projeto, como por exemplo "Será que consigo fazer a piscina neste momento?", "Vamos fazer um paisagismo mais elaborado ou somente um gramado simples?".

2. Informações centralizadas: Recebia muitas informações por e-mail como orçamentos, contas à pagar, projetos para aprovar, mensagens e sempre que precisava procurar algo gastava um bom tempo rastreando minha caixa de entrada em busca do que precisava. Pensando nisso criamos uma área de documentos e relatórios de contas à pagar ligados à sua obra que facilitam a vida tanto do proprietário como do administrador da obra.

3. Acompanhamento à distância: Quando estava construindo, viaja bastante a trabalho e muitas vezes ficava ansioso para saber como a obra estava caminhando. Saber se a laje foi concretada como planejado, se começaram a pintura, se os pisos foram entregues são informações simples para quem consegue passar na obra todo dia mas para quem está longe geram expectativa e até mesmo angústia quando a informação não chega até o proprietário. Com o DescompliCASA é possível criar uma linha do tempo da obra, onde é possível tanto o proprietário como o administrador postar com mensagens e fotos que permitam o acompanhar as informações através de seu notebook, tablet ou celular em qualquer local com acesso à internet, além de tornar muito mais prazerosa responder aos amigos a pergunta frequente “E aí, como está indo a sua casa? ”.

4. Busca de profissionais e empresas: Você conhece algum pintor ? Onde você comprou as pedras? Acabei a obra, preciso contratar uma empresa para a limpeza, procurar por móveis para meu espaço gourmet. Utilizando o portal de busca de fornecedores é possível localizar por tipo de serviço ou produto as empresas e profissionais especializados em sua região e entrar em contato solicitando orçamentos e mais informações. Não fique restrito apenas as empresas e profissionais mais conhecidos ou que seu administrador de obra esteja acostumado a trabalhar. Busque alternativas e recomendações de empresas que possam oferecer produtos e serviços de qualidade a preços acessíveis.

5. Revista DescompliCASA: Através de nossos parceiros você encontrará matérias exclusivas com arquitetos, engenheiros e especialistas do setor que te darão idéias inovadoras, tendências e orientações que serão úteis ao construir, reformar ou decorar sua casa.

E tudo isso em um único local com funcionalidades gratuitas ou a um custo acessível permitindo que qualquer pessoa tenha a opção de ter o seu sonho da casa própria de uma maneira descomplicada e eficiente.

Author Avatar

Sobre o Autor

Zigomar Abel Junior é formado em Ciência da Computação pela UNESP - Universidade Estadual Paulista, certificado em gestão de projetos (PMP) pelo PMI - Project Management Institute, sócio da EZSolitions e fundador do DescompliCASA.

  • Sobre

    DescompliCASA
    Utilizando um novo conceito para gestão de obras, o portal DescompliCASA oferece uma plataforma única que permite ao administrador da obra ou ao próprio proprietário controlar de forma eficiente o orçamento além de disponibilizar uma visão transparente e em tempo real da evolução das etapas com mensagens, fotos, controle dos gastos, documentos da obra, contatos, além de uma ferramenta de projeção de custos que permite identificar os indicadores de performance financeiro e estimar os custos finais de cada etapa.
    Além disso, o portal ainda possui uma ferramenta de busca de profissionais e empresas especializadas em todo o Brasil de modo a facilitar e agilizar contatos e processos de cotações e uma revista online com matérias exclusivas com diversos assuntos de arquitetura, decoração e construção.