O que falar para meu arquiteto ?

11
Agosto
2015

.

O terreno está comprado, você escolheu o arquiteto para fazer o projeto de sua casa e está com o horário marcado para sua primeira entrevista... E agora está se questionando, o que devo falar para ele?

Algumas pessoas ficam apreensivas nesse momento. Querem muitas coisas para sua nova casa, mas ficam com medo de falar demais.

A dica é muito simples: faça uma lista de desejos, coisas que você gosta; que acha interessante, bonito, enfim, tudo o que gostaria que sua casa tivesse. Não tenha medo!

Quanto mais coisas o arquiteto souber sobre seus desejos e sobre como sua vida funciona, mais parecida com o que você sonha ficará sua casa. Conte tudo para ele (mas faça um resumo, senão poderá atrasar a obra!).

Diga se quer uma grande varanda ao lado da sala, ou se gosta de passar horas cozinhando para os amigos em cozinha integrada; se prefere acordar com o sol batendo em seus olhos, ou se ama dormir até o meio dia no escurinho do seu quarto.

Se você tem o hábito de cozinhar como hobby, ou come apenas comida pronta congelada, sua cozinha poderá ser bem diferente, mais compacta ou com uma bancada de trabalho enorme.

Faça um pacote de seus desejos, de sua rotina e as coisas das quais gosta e o arquiteto vai devolver um projeto pensado especialmente para você, com cuidados com a funcionalidade, conforto térmico e acústico, acabamentos que estejam de acordo com seu orçamento e que esteticamente combinem entre si e com o projeto como um todo.

Certa vez, uma cliente disse que seu sonho era que a porta de entrada de sua casa fosse de demolição. Ela já tinha até escolhido a “porta de seus sonhos”. E o projeto partiu daí, a casa ficou linda com a porta desejada.

São detalhes assim que farão a diferença em sua casa. Não se preocupe com o que é certo ou errado, pois não há “certo” e “errado” quando se trata de seus sonhos. Afinal, o que todos querem é chegar em casa ao final do dia e estar em seu verdadeiro local de descanso.

Author Avatar

Sobre o Autor

Lílian Rocha é arquiteta-urbanista e designer de interiores, sócia da AL3 Arquitetura.

  • Sobre

    DescompliCASA
    Utilizando um novo conceito para gestão de obras, o portal DescompliCASA oferece uma plataforma única que permite ao administrador da obra ou ao próprio proprietário controlar de forma eficiente o orçamento além de disponibilizar uma visão transparente e em tempo real da evolução das etapas com mensagens, fotos, controle dos gastos, documentos da obra, contatos, além de uma ferramenta de projeção de custos que permite identificar os indicadores de performance financeiro e estimar os custos finais de cada etapa.
    Além disso, o portal ainda possui uma ferramenta de busca de profissionais e empresas especializadas em todo o Brasil de modo a facilitar e agilizar contatos e processos de cotações e uma revista online com matérias exclusivas com diversos assuntos de arquitetura, decoração e construção.