Piscinas : Muito além da água ?

31
Julho
2015

Com o nosso clima é quase uma regra básica ter piscina em casa. Difícil alguém construir e optar por não ter uma piscina, SPA, ou ofurô, mas estes dois terão um capítulo à parte. Na matéria de hoje, vou falar sobre elas, as rainhas do quintal.

Este é mais um detalhe na construção da casa que pode enlouquecer os que se encantam com as variedades de opções. Os modelos, estilos e revestimentos são muitos e a beleza de cada tipo pode mesmo confundir na hora da escolha.

O seu arquiteto saberá qual é o melhor local no terreno para colocar a piscina e em função disso, ela poderá ter sua forma definida, ou não. Se o espaço é grande ou pequeno, as opções são muitas e se você escolher algo que combine com seu estilo e com o que você gosta, é certo que terá grandes momentos de curtição com sua família e amigos dentro e fora dela.

Alguns detalhes são interessantes para se levar em conta, como por exemplo, a qualidade dos materiais, sua resistência à abrasão e produtos químicos e resistência ao sol. Além disso, independente do revestimento escolhido sua cor é de grande influência. A transparência da água varia de acordo com a tonalidade da cor e é bom que você tenha uma ideia de que aparência de piscina lhe agrada mais. As cores escuras transmitem a impressão de que a temperatura da água está mais fria, já as mais clarinhas o contrário, por deixarem a água mais transparente e por aí vai.

Modelos de piscinas:

Há alguns anos era moda em hotéis ter um bar dentro da piscina. Cheguei a visitar casas onde os moradores fizeram o mesmo, depois de voltarem de uma deliciosa temporada num desses resorts. O grande problema é que nos hotéis sempre tem alguém que fica lá dentro servindo os aperitivos, mas na sua casa, a não ser que você tenha um barman ou goste mais de ficar no lado seco do bar que dentro da água, é uma “furada”.

Um modelo muito comum hoje em dia é a piscina de borda infinita. O efeito da borda causa a impressão que nada segura a água de um (ou mais) lados e o efeito visual faz conexão com a paisagem ao redor, daí o nome. Para se conseguir o efeito desejado, sem falarmos aqui em questões técnicas, é indicado um bom tamanho do terreno, uma paisagem que propicie essa integração visual e um bom projeto, é claro! Lembre-se que as bordas devem passar a sensação de continuidade e para que isso apresente o efeito desejado, a paisagem ao redor deve ser de acordo. Recomendo que nem tente fazer algo assim se o terreno não estiver em local alto e com um lindo visual ao redor. Ainda bem que existem muitos outros modelos a escolher!

A piscina de raia é outra “febre” do momento. Faz sucesso em casa de nadadores que não tem tempo de praticar seu esporte em outros locais e podem nadar em casa a qualquer hora do dia. Se esse é o seu caso, lembre-se de que esta piscina necessita de cerca de 12,50m, que corresponde à metade de uma semiolímpica, que tem 25m.

Para quem tem criança em casa, a piscina com prainha é uma boa opção. Chamamos de “praia” aquela parte mais rasa da piscina que pode ser em degraus ou apenas uma parte larga, onde tomar sol em espreguiçadeira é uma boa opção, além de esteticamente bonita.

  • Título primeira imagem
    Este modelo com “praia” larga acomoda as espreguiçadeiras confortavelmente, com uma leve inclinação para acesso à parte mais funda.
  • Título segunda imagem
    A piscina de raia é bem mais estreita, podendo ficar próxima ao muro na extensão do terreno.
  • Título terceira imagem
    Esta com revestimento escuro e borda infinita tem formas retas e bem definidas. Observe que os tons escuros dão a sensação de água mais fria.
  • Título terceira imagem
    Para obter o efeito desejado de borda infinita, a piscina deve estar localizada mais acima da paisagem que pode ser urbana, como no caso desse hotel em Singapura. A canaleta lateral recolhe a água que transborda, causando o efeito de integração com a paisagem, como se a borda não existisse.
  • Título terceira imagem
    Já neste hotel na ilha de Capri, a integração com o mar prolonga visualmente o espaço da piscina.
  • Título terceira imagem
    Sucesso garantido em hotéis onde a paisagem é exuberante, a piscina nem precisa ser tão grande. Neste caso, a forma arredondada da borda integra mata e oceano.
alt da imagem

Author Avatar

Sobre o Autor

Lílian Rocha é arquiteta-urbanista e designer de interiores, sócia da AL3 Arquitetura.

  • Sobre

    DescompliCASA
    Utilizando um novo conceito para gestão de obras, o portal DescompliCASA oferece uma plataforma única que permite ao administrador da obra ou ao próprio proprietário controlar de forma eficiente o orçamento além de disponibilizar uma visão transparente e em tempo real da evolução das etapas com mensagens, fotos, controle dos gastos, documentos da obra, contatos, além de uma ferramenta de projeção de custos que permite identificar os indicadores de performance financeiro e estimar os custos finais de cada etapa.
    Além disso, o portal ainda possui uma ferramenta de busca de profissionais e empresas especializadas em todo o Brasil de modo a facilitar e agilizar contatos e processos de cotações e uma revista online com matérias exclusivas com diversos assuntos de arquitetura, decoração e construção.