Realidade aumentada: materializando seu projeto

08
Setembro
2015

.

Me lembro quando discutia com meu arquiteto sobre o projeto da fachada de minha de casa e apesar de algumas pessoas terem facilidade para isso, para mim é extremamente difícil visualizar, ou materializar algo que está no papel e é aí que a tecnologia entra para ajudar. Softwares de modelagem 3D já são comuns entre engenheiros e arquitetos que entregam imagens que mais parecem fotos do que projetos a seus clientes, impressionando e principalmente dando confiança para seguirem e investirem na construção ou decoração.

Porém porque parar nas imagens renderizadas e tão reais, se podemos sempre evoluir? Sabe aqueles carros importados que projetam informações no vidro do carro para orientar o motorista? Pois então, eles usam um conceito chamado realidade aumentada onde imagens e informações virtuais são inseridas em um cenário real e aos poucos esta tecnologia vem invadindo o mercado de arquitetura e design.

Um aplicativo bem interessante é o VISIDRAFT ( https://visidraft.com/) que é disponível para iOS e é compatível com modelos do Autodesk - AutoCAD e Revit, 3DS Max Platforms, SketchUp da Trimble, Nemetschek Vectorworks e ArchiCAD do Graphisoft. Ao invés de escrever, vou deixar o vídeo abaixo mostrar de forma bem simples o potencial e como a tecnologia pode ajudar-nos.




AUGMENT (http://www.augmentedev.com/) também é uma opção muito bacana que atende não somente a iOS como também que utiliza Android. Com plugins para Sketchup, Revit, 3DS Max, SolidWorks permite mostrar produtos em 3D e em tamanho real diretamente no local desejado pelo cliente. Como o vido diz, "Sua imaginação é o limite".




Com um apelo mais técnico, outro software é o SmartReality (http://smartreality.co/) com o qual é possível transformar plantas em duas dimensões em modelos 3D interativos que podem ser visualizados e manipulados tanto em tablets quanto em dispositivos de realidade virtual. O vídeo abaixo mostra algumas atualizações do aplicativo e como podem ser utilizadas na prática.




Author Avatar

Sobre o Autor

Zigomar Abel Junior é formado em Ciência da Computação pela UNESP - Universidade Estadual Paulista, certificado em gestão de projetos (PMP) pelo PMI - Project Management Institute, sócio da EZSolitions e fundador do DescompliCASA.

  • Sobre

    DescompliCASA
    Utilizando um novo conceito para gestão de obras, o portal DescompliCASA oferece uma plataforma única que permite ao administrador da obra ou ao próprio proprietário controlar de forma eficiente o orçamento além de disponibilizar uma visão transparente e em tempo real da evolução das etapas com mensagens, fotos, controle dos gastos, documentos da obra, contatos, além de uma ferramenta de projeção de custos que permite identificar os indicadores de performance financeiro e estimar os custos finais de cada etapa.
    Além disso, o portal ainda possui uma ferramenta de busca de profissionais e empresas especializadas em todo o Brasil de modo a facilitar e agilizar contatos e processos de cotações e uma revista online com matérias exclusivas com diversos assuntos de arquitetura, decoração e construção.